![Procura por emissão da carteira de identidade cresce 20% em Santa Maria; usuários solicitam melhorias no atendimento Procura por emissão da carteira de identidade cresce 20% em Santa Maria; usuários solicitam melhorias no atendimento](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/906301/file/desktop/DSC09855.jpg?1708554394)
Fotos: Beto Albert (Diário)
Quem precisa emitir uma carteira de identidade em Santa Maria reclama das condições de atendimento no Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do município. Os usuários citam a espera para retirar o documento – que pode chegar a 3h se for o caso da 1ª ou 2ª via. Também reclamam da falta de informações e os problemas no agendamento pelo site. Junto a isso, as condições do local de atendimento, na Rua Floriano Peixoto. O espaço pequeno obriga que a maioria espere em pé, do lado de fora do prédio. A equipe do IGP acredita que precisaria de mais funcionários e uma nova sede.
Além da demanda tradicional do município e, algumas vezes, da região, o movimento cresceu 20%, principalmente, pela possibilidade de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) gratuitamente. Mas isso pode ser feito gradualmente, cita o coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias, Railander Alves Barcellos:
– Aumentou bastante o movimento por essa nova carteira. É muita fake news sobre isso. O pessoal pode fazer de maneira gradual. O documento anterior não tem tempo de validade. E só será cobrado o novo em 2032. Tem tempo para vir e atualizar, sem causar muita fila.
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Atendimento
- Média de 170 atendimentos por dia
- 20% maior em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2023
- Horário – das 08h às 14h
- Estrutura – Cinco guichês, em que cada pessoa demora de 20 a 30 minutos
- A maioria das vezes, a falta de documentos necessários ou suas atualizações prejudicam o atendimento
- Fichas – 60 fichas presenciais e 40 pelo site, disponíveis por volta das 08h05
Problemas no atendimento
A indicação do cartaz na parede é:
1) Verifique se a sua cidade possui agendamento pelo site. Em caso positivo, faça a marcação
2) Caso apareça a mensagem “Não há horários disponíveis no local selecionado”, por favor tente novamente mais tarde.
No entanto, Bruna Sartori, 27 anos, teve que se deslocar até o endereço, sem um horário agendado, pois o site não disponibiliza essa opção:
– Na realidade, no meio do ano passado eu já comecei a tentar as vagas. E eu entrava no site e nunca tinha vaga. E tem lá que a outra opção é chegar aqui e esperar. Estamos aqui há umas 2h, e pelo jeito vai longe.
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Demora
No lado da retirada, muitos idosos estavam na fila. E ainda assim, aguardavam, no mínimo, uma hora. A autônoma Rosimere Pedroso, 54 anos, reclama:
– Vim várias vezes aqui com meu filho, cunhado, irmã, e sempre foi esse caos. Gente desmaiando lá dentro, um calorão aqui fora. E o espaço é muito pequeno. Pouca gente para atender e bastante demanda com essa nova carteira. Tinha que ser um lugar bem maior que desse para as pessoas sentarem, porque tem muitos idosos. Eles ficam de pé.
O coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias, Railander Alves Barcellos, indica que há 30 lugares na sala de espera, e nas primeiras horas da manhã, os atendimentos preferenciais, idosos e PCD, passam para esta sala.
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Estrutura precária
Quem aguarda na fila para fazer a identidade em dia de chuva deve se cuidar com as goteiras no teto. Na retirada, chegada a sua vez, o usuário se encaminha até uma janela basculante para se comunicar com o servidor. A assistente administrativa, Angelita Bortoluzzi, 41 anos, indica que falta estrutura:
– Hoje não está chovendo, mas quando chove… o teclado daqui está todo destruído. Não tem onde a pessoa se abrigar. Poderia melhorar o local.
Nova sede
- O prédio utilizado atualmente é cedido pela Universidade Federal de Santa Maria
- A ideia mais palpável para que haja uma nova sede deve levar alguns anos, e envolve a construção do Centro Integrado entre a Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias
- Ele será no local onde hoje é o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – Av. Nossa Senhora Medianeira, 1685, bairro Centro
- É preciso que o Daer vá para o endereço na rua Gaspar Martins. A previsão é que isso ocorra até o meio do ano
- Com o endereço na Av. Medianeira disponível, a obra do Centro deve iniciar
Ao usuário
- A indicação do IGP é que os usuários priorizem agendar os atendimentos pelo site
- Evitar tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem necessidade. É possível atualiza-lá até 2032
- Os atendimentos preferenciais podem ir próximo ao fechamento, entre 12h e 14h, para facilitar a espera, pois há menor movimento
- Em caso de dúvida, ligue ou entre em contato via e-mail
Atendimento
- Local – Rua Floriano Peixoto, 1.750, junto ao Posto Médico-Legal (PML), nos fundos do antigo Hospital Universitário
- Horário – De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
- Canais de contato – (55) 9 8452-0024
- E-mail – [email protected]
Agendamento
- Via site do IGP do Estado
- São 40 vagas disponíveis a partir das 08h, nos dias úteis. O usuário conseguirá um horário na semana seguinte
Documentos obrigatórios para fazer a identidade
- Certidão original conforme o estado civil
- CPF atualizado
Carteira de identidade
- 1ª via - Gratuita
- 2ª via - R$ 90,75
- 2ª via para maiores de 65 anos – isentos da taxa
- Necessário que a ficha cadastral esteja atualizada. É necessário que a pessoa esteja em dia com a justiça eleitoral (se deixou de votar e não justificou não consegue emitir a carteira), e com declaração do imposto de renda
- Demora, em média, 30 dias para a carteira estar disponível. É possível consultar no site e por telefone
Histórico dos endereços
- O posto de identificação funcionava na Rua Alberto Pasqualini, onde dividia o espaço com a agência do FGTS/Sine
- Em 2016, passou para Floriano Peixoto 1.750, junto ao Posto Médico-Legal (PML)
- Por volta de 2018, passou para a Rua Gaspar Martins, 1915, Bairro Nossa Sra. Medianeira
- Em maio de 2023, retornou a Floriano Peixoto 1.750, Bairro Centro